sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Quem é importante? A história de uma margaridinha.




Era uma vez uma plantinha pequena, uma margarida branquinha plantada no jardim. Ela se sentia muito engraçada no lugar onde vivia. Todas as flores eram muito coloridas e ela achava que ser branca não era a melhor coisa do mundo. As outras flores, de vez em quando, riam dela e diziam: “Que florzinha mais sem graça, toda branca, sem muito colorido, só com um amarelinho no meio.”

Um dia começou uma conversa. As plantas discutiam quem era mais importante.

A mais importante sou eu. – dizia uma roseira carregada de flores vermelha – Minhas rosas são bonitas e perfumadas e enfeitam todo o jardim.

Que nada. – dizia a mangueira – A mais importante sou eu, porque posso fazer sombra e refrescar o lugar. Além disso, sou morada de passarinhos. Continuava a mangueira, orgulhosa.

Mas você não pode subir no muro. – emendava a trepadeira – A mais importante sou eu, porque sou esperta.

Nem pensar, dona trepadeira. A mais importante sou eu – falava a grama – Eu posso cobrir todo o jardim e enfeito muito mais que vocês. Imaginem só. Um jardim sem grama perde toda a graça.

O cravo, vermelho e rendado, dizia com um vozeirão: Ora essa. Vocês são umas faladeiras. Eu sou mais importante, porque sou diferente. Sou bonito e minhas cores são vibrantes.

E começou a confusão. A samambaia dizia ser mais importante, porque podia balançar com o vento. O coqueiro se achava mais importante porque dava frutos com uma água boa para beber. A azaléia dizia que seu tom de cor-de-rosa era maravilhoso e que, por isso ela era mais importante. Cada planta tinha um motivo para se achar melhor que as outras.

A margarida estava começando a ficar muito triste. Se todas as plantas eram tão importantes, o que sobrava para uma pequena margarida como ela?  Quem seria realmente importante? Ela poderia ser importante para alguém? Não demorou muito e a margarida foi ficando murchinha de tristeza.

Logo apareceu a menina que cuidava do jardim. Todos os dias, ela pegava um regador e passava por todas as plantas, tomando conta de cada uma. Quando a menina passou pela margarida, tomou um susto. A margarida estava muito fraquinha.

A menina correu até a sua casa, buscou algumas ferramentas e tirou a margarida do jardim. Colocou-a num vaso e cuidou dela o dia todo.

Quando a margarida se sentia melhor, resolveu fazer uma pergunta para a menina.

Por que é que você resolveu cuidar de mim? Todas as plantas do jardim são mais importantes que eu.

A menina olhou bem para a margarida e sorriu. “Quem é que disse uma coisa dessas?” – quis saber.

Bem, - respondeu a margarida – todas as plantas do jardim dizem que são mais importantes que eu. Umas porque são mais bonitas, outras porque são maiores ou porque são mais espertas. Achei que eu não era assim tão especial.

A menina deu um beijo na margarida.

Você sabe o que é ser importante? – perguntou

Não. – respondeu a margarida.

Ser importante é quando você é especial para alguém. É quando alguém te ama muito e pensa em você muitas vezes. É quando alguém se importa com você. Ser importante não é ser mais bonito ou esperto, nem ser maior ou mais forte. Ser importante é ter a capacidade de fazer com que alguém goste muito de você. Não importa quantas cores você tenha ou a sua altura. Todos são importantes e fazem a diferença só por existirem. E você é muito especial e importante para mim.

A margarida entendeu e sorriu. Se ela podia ser o mundo de alguém, sem dúvida, ela era a plantinha mais importante do mundo.


8 comentários:

IsA disse...

Enquanto lia o final pensava nas pessoas que fazem de tudo para serem uma das mais ou a mais importante ali, naquele meio em que está inserida. E com isso, acabam esquecendo o quão importantes elas são e podem chegar a ser, sendo elas mesmas, para alguém!!!
Parabéns Fê, como sempre, um lindo texto!

André disse...

belo texto Fê, se mais pessoas acordassem para essa realidade o mundo seria bem melhor! e olha a minha margarida comentando aqui antes de mim.

IsA disse...

own..carinho, como te disse ontem, você é meu margarida ^^!!!

Fernanda Coelho disse...

Own.. Vocês dois, hein? Obrigada pelo carinho.

Unknown disse...

Eu adorei, vc sabe né? Tá guardadinha aqui, vou imprimir no scrapbooking e vou querer dedicatória hein!!! Beijos!

Fernanda Coelho disse...

Que bom que gostou Jê. Fico feliz em saber. Seja muito bem vinda ao meu cantinho. Fique à vontade. Pode deixar que quando estiver impresso, eu faço um recadinho pra sua filhota.
Beijinhos

Luana disse...

Margarida a história da Margarida ficou linda!

Fernanda Coelho disse...

Que bom que gostou, Margarida. Fico muito feliz por isso.

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...