quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sobre o temperamento de alguns livros

Hoje eu estava lendo alguns blogs, tentando me situar nessa coisa aqui - que para ser sincera se revela mais melindrosa e divertida do que o esperado. São muitas ferramentas e gadgets e templates e links e uma lista interminável de palavras e recursos que eu espero conseguir dominar ao longo do tempo. Na pior das hipóteses, vale a tentativa e o exercício.

Enquanto eu passava de um blog para outro, encontrei algo com que me identifiquei. No blog http://mundodefantas.blogspot.com/, a autora faz algumas resenhas interessantes. Mas o que mais me chamou a atenção foi a maneira como ela apresenta seus contatos com os livros. Segundo ela, os melhores livros são os que a encontram. E a autora segue tratando da maneira como os livros, das prateleiras, pedem a ela para serem lidos.

E por que é que eu estou falando disso? Bem. Provavelmente porque o mesmo acontece comigo.

Tenho uma dificuldade enorme em ler aquele livro "que está todo mundo lendo" ou aqueles que "você teeeem que ler". Não sinto que teeenho que ler nadica de nada. Aliás, só consigo ler esses livros que estão na moda, quando a febre passou. Apenas quando o livro, cansado de tanta gente brigando por ele, procura uma leitora talvez um pouco desinteressada ou cética. Como se fosse o bonitão da turma que acaba por namorar uma menina que não dá a mínima pra ele. Perdoem-me a comparação ridícula, mas não me ocorreu algo melhor.

Fato é que quando entro numa livraria, gasto um tempo enorme olhando para as estantes. Mexo, olho, leio as orelhas e demoro um tempão para me decidir. Então acontece: um livro pisca para mim e. Algumas vezes eu até tento procurar outro, mas esses livros que nos escolhem têm uma tendência a serem temperamentais. Fazem birra, e se jogam da prateleira, diretinho nas nossas mãos impotentes.

Aí já era. É só passar no caixa e levar o pimpolho para casa.

6 comentários:

André disse...

como toda boa escritora agora tá visitando blogs que fazem resenha de livros =D. tow vendo que os nossos amigos da toca estão me fazendo companhia seguindo o teu blog!

Fernanda Coelho disse...

Surpresa boa, você por aqui. hehehe. Pois é. Estou tentando me orientar nessa coisa de blog. Acho que preciso de uma bússola virtual. hihih.
Beijos

Fernanda Coelho disse...

E o pessoal da Toca é mesmo um doce.

André disse...

os seus textos são parada obrigatória para mim!

Anônimo disse...

Fê, bem vinda ao mundo dos bloggers.

Fernanda Coelho disse...

Valeu, Lê. Aos poucos vou acabar me situando nisso aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...